T CNICAS DE COMUNICA O ESCRITA
A partir da leitura do livro percebemos que para haver uma boa comunicação através de textos é necessário que eles sejam escritos de forma clara e objetiva, para que assim o receptor possa entender a ideia e logo responde-la, para isso, precisamos evitar os erros gramaticais usando a linguagem culta. O autor nos ensina que as técnicas de comunicação escrita podem ser aplicadas ao dia a dia, assim temos melhorias no trabalho, em casa ou em qualquer lugar que vamos usar a comunicação.
Blikstein conta a história de um gerente apressado que deixa um bilhete para a secretaria de sua agencia, que entende de forma diferente da ideia de seu chefe. A partir de alguns erros do gerente podemos perceber que o autor quis nos mostrar que um texto sem coerência se torna muito difícil de entender, então percebemos que a coerência é algo de grande importância em qualquer tipo de comunicação.
Precisamos passar as mensagens com clareza e objetividade, tudo o que temos em mente para que tenhamos respostas ligadas a linha de raciocínio que estamos tendo. Cada detalhe do que escrevemos faz muita diferença para o entendimento do leitor, quando escrevemos uma mensagem é de suma importância que tenhamos preocupação se as informações são suficientes para a compreensão do destinatário.
É importante também utilizar o modo simples de escrever, sempre fazer uma revisão do texto para ver se todas as informações estão empregadas de formas claras, assim, as respostas serão satisfatórias.
Tendo por base a comunicação escrita, sabemos que precisamos de outra pessoa para receber as informações do texto, é valido ressaltar que este alguém não necessariamente precisa adivinhar o que o autor quer dizer ao usar a escrita, assim como diz o autor na passagem: “Muitas mensagens escritas pecam pela mistura de assuntos, pela confusão de ideias e, pior ainda, pela diluição do objetivo”. A comunicação escrita utilizada