p-55
Informamos que, no último dia 16 de março, durante o processo de lançamento do primeiro de um dos dois oleodutos definitivos de escoamento de petróleo da plataforma P-55, instalada no campo de Roncador, na Bacia de Campos, ocorreu o rompimento de um cabo de aço interligado ao guincho da embarcação de lançamento FDS, da empresa Saipem, com a queda de parte da tubulação no solo marinho.
Vale ressaltar que os dutos danificados já foram substituídos por outros disponíveis em estoque e adquiridos para o lançamento do segundo oleoduto da P-55. O lançamento do primeiro oleoduto ocorrerá ainda neste mês.
Informamos, ainda, que novos dutos estão em processo de aquisição para reporem aqueles que estavam destinados ao segundo oleoduto. Não haverá impacto na instalação do segundo oleoduto, que já estava programada para o segundo semestre de 2014.
O escoamento de petróleo nesta fase atual do projeto é realizado por oleoduto já instalado até a plataforma P-54, como originalmente previsto. Esse duto será substituído quando forem instalados os dois oleodutos definitivos.
É importante destacar que não há impacto na produção do campo de Roncador. A plataforma P-55 entrou em operação em dezembro de 2013 e todos os poços do sistema entrarão em produção ainda em 2014.
A estatal brasileira Petrobrás é uma das mais conceituadas empresas do mundo quando se fala em prospecção de petróleo no mar. Neste ano, durante o seu processo de montagem ocorreu a maior operação de içamento naval do mundo, quando seu deckbox de 17 mil toneladas foi erguido a uma altura de 42 metros.
O fato ocorreu no polo naval de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. O leitor Matheus Frantz de Faria nos enviou esta sugestão, que havia ficado de fora da nossa lista, mas que também é um destaque da engenharia no ano de 2012.
A plataforma P-55 saiu neste domingo (06/10) do Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado na cidade de Rio Grande