O M Todo Da Livre Investiga O Cientifica
François Gény
Biografia
François Geny (nascido em 17 de dezembro de 1861 em Baccarat - 16 de dezembro de 1959 em Nancy) foi um jurista francês, célebre pela sua crítica ao método de interpretação baseado na exegese de textos legais e regulamentares, e que mostrou a força criativa do costume e propôs fazer um grande movimento à livre pesquisa científica dos métodos de interpretação
Após os estudos de direito em Nancy François Gény ensinou direito romano em
Alger
(1888-1889), direito civil e direito internacional em Dijon (1890-1900), onde ele se ligou a Raymond Saleilles.
Após, ensinou direito civil em Nancy (1901-1931), onde se tornou reitor da faculdade de direito (1919-1925). Como tal, restabeleceu em 1923 o ensino do direito natural em disciplina denominada introdução filosófica ao estudo do direito O método
Surge, no final do século XIX, proposto pelo jurista francês François
Gény, um novo modelo de interpretação da norma jurídica. O que
Gény propôs foi um aperfeiçoamento do método proposto pela
Escola da Exegese, admitindo alguns pontos e rejeitando outros. O método da escola de exegese não possuía lacunas, o interprete não tinha liberdade em seu trabalho, sendo submisso a letra da lei, ao meio gramatical, e a logica interna da norma jurídica. Então para ele não cabe apenas a interpretação gramatical ou apenas a lógica na análise da lei, porque estes dois métodos são interdependentes.
Admitia também que a lei não pode ser a única fonte do Direito, porque as leis apresentam lacunas que precisam ser supridas de alguma forma.
Em que consiste o método da livre investigação científica?
Tal método tem por finalidade orientar o julgador nos casos de lacunas da legislação ou na hipótese de a ordem jurídica propiciar mais de uma solução, pois, mesmo nos casos em que o juiz conta com normas legais ou costumeiras, ou com precedentes doutrinários e jurisprudenciais, é preciso optar por uma única solução.