Fisica e a Sociedade
1
I – FÍSICA E SOCIEDADE
1. Natureza do Conhecimento Científico
1.1 – O Conhecimento e Seus Níveis
Conhecer é estabelecer uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido; é descobrir relações entre os fenômenos, fatos ou dados da realidade.
No processo do conhecimento o sujeito cognoscente se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. O conhecimento pode ser definido como sendo a manifestação da consciência-deconhecer.
Níveis de Conhecimento:
Conhecimento Empírico é o conhecimento popular, obtido ao acaso pela experiência cotidiana. É próprio do conhecimento empírico conhecer fatos sem justificá-los ou explicar-lhes as causas.
Conhecimento Científico é o conhecimento apoiado na demonstração e na experimentação. O objeto conhecido é material e mensurável. Além do fenômeno, conhecem-se suas causas e leis que o regem. Na concepção clássica o conhecimento científico é considerado certo, geral e metódico. Hoje a ciência é entendida como a busca constante de explicações e soluções de problemas, de revisão e reavaliação contínua de seus resultados.
Conhecimento Filosófico é o conhecimento que busca explicar as causas remotas e o sentido do ser humano e do mundo. Distingue-se do científico pelo objeto de investigação e pelo método. É constituído de realidades indiretas não perceptíveis pelos sentidos e é apoiado na reflexão. A filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal.
Conhecimento Teológico é o conhecimento representado pelo conjunto de verdades a que o ser humano chegou, não com o auxílio da inteligência, mas mediante a aceitação dos dados da revelação divina, da fé. Vale-se, de modo especial, do argumento de autoridade.
Exemplos de níveis de conhecimento considerando o ser humano:
Empírico - aspecto externo e aparente - coisas que o bom senso dita ou que a experiência cotidiana ensinou.
Científico - relações existentes entre certos órgãos e suas