Ética e moral
Esse trabalho trata da Ética e da Moral, dois conceitos, mas uma mesma realidade, causando uma confusão que acontece entre as mesmas já existentes há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera conflito, uma completa a outra, mas possuem diferentes significados. A Ética é definida como saber-viver, ou arte de viver pelo pensamento humano, ela prioriza um estilo de vida aonde envolve até mesmo uma descrição ou história dos hábitos humanos em sociedades especificas em épocas diferentes. Já a Moral pode ser definida como conjunto de regras de conduta que defini o comportamento do homem na sociedade considerando como válidas que deveriam ser seguidas, tem fundamento na obediência de normas, tabus, costumes entre outros, tendo seu caráter obrigatório.
ÉTICA E MORAL
No nosso dia-a-dia não fazemos distinções entre ética e moral, as usamos muitas vezes como sinônimos mas existem várias diferenciações como:
Ética é principio, moral são aspectos de condutas específicas;
Ética é permanente, moral é temporal;
Ética é universal, moral é cultural;
Ética é regra, moral é conduta de regra
Ética é teoria, moral é pratica.
ÉTICA A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Ética é o tipo de coisa que todo mundo sabe, mas não é nada fácil de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. Ética em termos filosóficos possui várias definições, tais como: Saber-viver, viver ou a arte de viver e conviver tanto na vida privada quanto em público, busca fundamentar o bom