O l dico para o ensino de Geografia
Tatiane Salles¹
Ângela Cristina Dutra de Oliveira²
Resumo
A prática do lúdico voltada para o ensino é um dos temas mais trabalhados na atualidade e tem conquistado um espaço significativo no que diz respeito às novas formas de aprendizagem, possibilitando assim, novas maneiras de ensinar. Este artigo visa apresentar o lúdico para o ensino de Geografia, como uma ferramenta metodológica que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, essa disciplina é tida como enfadonha e de difícil compreensão. Ao relacionar o lúdico à Geografia, o aluno tem a possibilidade de associar o conteúdo trabalhado em sala de aula com seu cotidiano. Uma das atividades que podem auxiliar nessa aprendizagem é a realização de jogos em sala de aula, a qual proporciona a participação de todos, além de despertar a imaginação e um maior interesse pela aula. A elaboração dessas atividades lúdicas tem como objetivo estimular a curiosidade do aluno, tornando assim as aulas de Geografia mais atrativas possibilitando aos professores a superação de grandes obstáculos.
Palavras-chaves: Lúdico; jogos; ensino de Geografia
Introdução
Este artigo visa destacar a função da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, dando ênfase ao ensino de Geografia, possibilitando uma metodologia diferenciada acerca da formação dos alunos, de forma mais atrativa, ativa e desinibida em sala de aula.
No processo de ensino-aprendizagem, o lúdico ajuda a construir uma melhor aquisição do conteúdo estudado em sala de aula, pois esse vem a ser uma estratégia insubstituível que promove estímulo na construção do conhecimento, além de desenvolver imaginação e raciocínio lógico no estudante.
Quando se fala em estudar Geografia, logo se passa a ideia de um ensino tradicionalista, onde as aulas baseavam-se em conteúdos exaustivos e nas famosas “decorebas”, com questionários de perguntas e respostas sem a necessidade de reflexão do porque das perguntas, somente copiando do