O Volei
Neste presente trabalho vamos abordar a cerca do voleibol, as suas características, e alguns fundamentos técnicos.
O voleibol
O voleibol foi criado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos.1 O objectivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de Dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade. A palavra Volley deriva do Francês volée, “vôo”, e se refere ao vôo da bola, e ball do inglês que significa bola.
O Voleibol é um esporte coletivo jogado entre duas equipes em uma quadra específica dividida por uma rede. Os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segurá-la ou carregá-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão.
Características do jogo de voleibol
O campo de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo ,a qual deve estar livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir ,no mínimo ,7m desde a superfície de jogo. Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre