Artigo Man
Teófilo Cortizo Moreira Neto – ESTADO-DA-ARTE – FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA
RESUMO
Com o passar dos tempos na história da industrialização mundial ficou cada vez mais evidente como o setor da Manutenção impacta entre os custos e lucros de uma grande Empresa. Neste contexto, o Planejamento e Controle da Manutenção – PCM vem se destacando como uma das mais importantes áreas de apoio para atingir os objetivos estratégicos da alta gerência. Neste artigo iremos expor de forma sucinta o que rege as bibliografias modernas sobre o PCM abordando alguns dos seus aspectos e características mais relevantes como ponto de apoio ao sucesso de uma administração. Em seguida faremos um estudo comparativo em um projeto de pesquisa sobre esta mesma área em uma indústria real do ramo de cimentos retirando conclusões, propondo melhorias e aumentando nosso aprendizado a respeito do tema.
Palavras-chave: Planejamento; Manutenção; Gestão; Melhoria; Mudança.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo conscientizar os profissionais da área industrial sobre a importância da implantação de uma Gestão de Manutenção planejada tendo como passo inicial deste processo a reestruturação da área de PCM e a mudança dos paradigmas em relação ao setor de Manutenção.
Corpo do Artigo
1 - Histórico da Manutenção e do PCM
Quando o homem começou a manusear instrumentos e desenvolver as máquinas para a produção de bens de consumo a manutenção foi emergindo a partir do momento em que novas necessidades eram criadas. Ela acompanhou a evolução técnico-industrial da humanidade e se desenvolveu conforme as mudanças no perfil de mercado. No fim do século XIX, com a mecanização das indústrias, surgiu a necessidade dos primeiros reparos e até 1914, a Manutenção era renegada a segundo plano sendo executada pelo mesmo efetivo de operação.
Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, as fábricas passaram a estabelecer