Entrevista com o professor estagio
1. Nome: Márcia Yolanda
2.Formação acadêmica: Licenciatura em Matemática, Bacharelado e Mestrado.
3. Tempo de magistério: 22 anos.
A. Como você trabalha em uma sala de aula bem diversificada (conhecimentos distintos)?
Como professora, tenho que saber usar estratégias variadas, para que todos recebam a atenção necessária por parte do docente. É importante, portanto, fazer exposições para o grupo como um todo, formar grupos de colegas para trabalho coletivo e abrir tempo e espaço para atendimento individualizado. Com isso, a interação professor-aluno fica mais dinâmica e o professor pode acompanhar mais de perto o processo de aprendizagem de seus alunos
B. Como você define um ato ou atitude de um aluno como indisciplina?
A indisciplina está relacionada à desobediência as regras, conduta desorganizada dos alunos, traduzida em termos como: bagunça tumulto, falta de limite, mau comportamento e desrespeito às figuras de autoridade, entre outras atitudes de afronta e provocação.
C. Qual é a metodologia utilizada em salas de aula. É possível atingir os objetivos planejados?
Uma aula expositiva e dialogada, conteúdos diferentes precisam ser trabalhados com atividades diferentes. Mas, para cada atividade e seu conteúdo, é preciso pensar para construir é preciso organizar sobre a melhor articulação entre os diferentes conteúdos eleitos para serem ensinados e aprendidos, e os diferentes tipos de atividades presentes no trabalho pedagógico.
D. Você trabalha ou já trabalhou com a inclusão em sala de aula, relate sua experiência se a resposta for sim.
Considerando o tempo que tenho de magistério, é quase automático reconhecer a tendência de um aluno. Este pode gostar mais de um assunto do que de outro. Este fato pode evidenciar o desenvolvimento em potencial de uma das Inteligências, e assim trabalhar em cima daquela facilidade que o aluno desenvolve melhor.