O uso de textos literários no ensino da língua inglesa
Gleica Brandieri Alves Ferreira
Marcela Coppola Chrispiniano Hilário
Talita Leite Mantovani¹
Orientadora: Profª. Ms. Flávia Herker Lopes Bernabé
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino da língua inglesa através do texto literário, proporcionando ao aluno o conhecimento de uma cultura, expansão do vocabulário e o enriquecimento pessoal. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de acordo com os autores: Oliveira (1998); Lazar (1993); Ur (1996); Castell (1999); Brumfit (2000); Carter (2000); Littlewood (2000); Burke (2000), Aebersold (1997); Field (1997); Coracini (1995); Richards (2001), Collie (2005); Slater (2005), além da coleta de dados obtida por meio de questionários aplicados a professores de língua inglesa de diferentes instituições de ensino. Os resultados obtidos pelo questionário contribuem para uma melhor compreensão no que diz respeito ao ensino da língua inglesa através do texto literário.
Palavras-chave: textos literários; língua inglesa; cultura; processo ensino-aprendizagem.
Introdução
Há uma crescente demanda para a aprendizagem do inglês no mundo inteiro. O inglês, segundo Ventura (1989, p. 36), “é uma epidemia que contamina 750 milhões de pessoas no planeta. Essa língua sem fronteiras está na metade de 10.000 jornais do mundo, em mais de 80% dos trabalhos científicos e no jargão de inúmeras profissões.”
O interesse de promover o ensino desse idioma é uma forma de ter acesso à ciência e à tecnologia, ao comércio e turismo e à ajuda militar e econômica.
Apresentamos nesse artigo a importância de se usar o texto literário no processo de ensino-aprendizagem dessa língua.
O texto literário permite-nos atravessar fronteiras linguísticas e culturais, desvencilhando de pensamentos alheios e possibilitando