Projeto De Reg Ncia 1
Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Ensino Médio
Estagiário – Nome:Gilvânia de Souza Código: 0200112791
Tema da Regência:Nova ortografia
Justificativa da escolha do tema:
Este assunto prevê que o aluno conheça os processos básicos de formação de palavras por composição e por derivação prefixal e saiba usar o hífen nos casos mais corriqueiros.
Conteúdos:
Uso do hífen
Objetivos:
1. Atualizar o aluno do ensino médio em relação ao novo Acordo Ortográfico no que diz respeito ao uso do hífen.
2. Demonstrar que várias regras sobre o uso do hífen foram reformuladas, na busca de um modo relativamente mais fácil, resumido e simples de emprego, mas que o assunto ainda é um dos mais complexos na grafia da língua portuguesa.
3. Refletir sobre o fato de que essas alterações não mudaram a língua portuguesa: o que ocorreu basicamente foram apenas alterações de natureza gráfica.
4. Alertar para a necessidade de se recorrer a um bom dicionário quando diante dos casos mais complexos.
Metodologia, procedimentos e materiais:
1. Reveja os casos mais usuais de uso do hífen, escolhendo propositalmente ilustrações e exemplos em que haja palavras que sofreram modificações de grafia e mostre ao aluno especificamente a que a reforma se restringiu.
2. Use colunas com elementos de formação de palavras mais usuais. Por exemplo, termos que sejam representados por forma substantiva, adjetiva, verbal ou numeral (misturáveis entre si); prefixos terminados por vogal diferente ou igual à terminação da palavra base etc.
3. Use material da mídia escrita em geral (bons jornais e revistas, sites de jornalismo etc.) e conduza o aluno na comparação do que existia na maneira de usar o hífen em algumas palavras e o que passou a existir.
Avaliação: As regras de emprego do hífen eram e continuam sendo muito numerosas. O assunto é um dos mais complexos da língua portuguesa, com várias exceções, incoerências e até mesmo omissões. Foi indispensável, por isso,