o uso da terapia assistida em sala de aula
ESCOLA: Escola Municipal Professor Eduardo Paes Filho
SÉRIE: 2º ano do ensino fundamental
NÚMERO DE ALUNOS: 23 alunos
MENINOS:11
MENINAS: 12
PERFIL DA TURMA: a classe é composta por um grupo misto, tanto no perfil sócio econômico como no perfil intelectual.
Temos um grupo 30/ 70, sendo:
30% do grupo acompanham e desenvolvem muito bem as atividades propostas, respondendo e interagindo de forma rápida e dinâmica frente aos desafios lançados. Os pais são presentes em sua vida educacional , acompanhando, pontuando e corrigindo os pontos necessários. Muito comprometidos, traduzem com excelência a entrega dos deveres diários e trabalhos mensais.
Este grupo não se integrava com os demais alunos da classe, com um certo ar de superioridade se sentiam os melhores discriminando os demais.
Já os 70% do grupo é bem misto, são mais dispersos, com déficit de aprendizado, os pais não fazem o acompanhamento escolar das tarefas e demais pontos voltados ao desenvolvimento dos filhos.
O não saber, acaba criando um bloqueio natural em alguns alunos, que muitas vezes se sentem envergonhados em expor suas dúvidas durante as aulas com receio de serem motivo de chacota pelos demais, com isto o déficit de aprendizado acaba sendo cada vez maior.
Alguns ainda os pais são totalmente alheios a tudo, não dão suporte e orientação em coisas básicas como: higiene, asseio pessoal.
PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS
Maria Clara, tem 7 anos, vem de uma família simples e de baixa renda, com 5 irmãos, sendo que ela é a terceira filha.
A mãe é bastante ausente, pois trabalha o dia todo durante a semana e muitas vezes até o final de semana. O pai caminhoneiro viaja bastante e sempre esta fora de casa. Com a ausência constante dos pais, acaba sendo ela praticamente sendo responsável por cuidar de sua própria higiene e asseio pessoal.
As roupas mesmo lavadas tem aparência de suja e cheiram mal.
O corpo exala um odor