Desafio Psicologias da Educação e Redes Sociais
Pedagogia – Licenciatura
Disciplinas Norteadoras:
Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem
Redes Sociais e Comunicação
Alyne Lolli Troleze: RA 1915176492
Claudia Regina Machado: RA 1708172425
Lucinéia Francisca de Souza Moura: RA 1914189829
Márcia Aparecida Colombi: RA 1918151282
Rafaela Aparecida da Silva: RA 1045470164
Regiane Aparecida da Silva Del Ciello: RA 1708172427
Santo Antonio de Posse – SP
2015
Introdução
O trabalho tem como objetivo, observar os resultados através da Terapia Assistida por animais. Em primeiro lugar, não se trata de uma prática para substituir terapias e tratamentos convencionais, mais um complemento para melhorar a qualidade de vida. A ideia dessa terapia é usar animais para tratar diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como desordens neurológicas, síndrome de Down, ou sociais, como distúrbio de comportamento, autismo, deficiências visuais e auditivas, dentre outros problemas. Esse tipo de trabalho exige uma equipe especializada, composta por vários profissionais capacitados para escolher o método adequado, para acompanhar as atividades e o bem estar dos animais e dos alunos.
São vários animais utilizados para a terapia, mas o mais comum dentro de sala de aula é o cachorro, devido a sua sociabilidade, fácil adestramento e maior aceitação por parte dos alunos, no entanto, diferentes espécies de animais podem ser utilizadas, como gato, coelho, tartaruga, entre outros.
Embora haja poucos estudos sobre o tema, a utilização de animais na terapia tem aumentado, porém há falta de regulamentação à sua aplicação em alguns ambientes. Os estudos evidenciam benefícios da terapia assistida por animais para os alunos, porém vale ressaltar o bem estar dos animais.
Endereço da página da internet que apresenta a terapia assistida por animais
WWW.portaleducação.com.br/veterinária/artigos/57020/terapia-assistida-por-animais-beneficíos-e responsabilidade.
Objetivos