A inclusão de crianças com deficiência na rede regular estadual de são paulo: avanços x dificuldades.
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pós Graduação a distância da Universidade Gama Filho, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica no curso de Educação Especial Inclusiva.
1. Título
A inclusão de crianças com deficiência na rede regular estadual de São Paulo: Avanços X Dificuldades.
2. Tema
Educação Especial e Inclusão escolar.
3. Problema
Quais estratégias estão sendo utilizadas com sucesso e quais dificuldades ainda são enfrentadas para que os alunos com deficiência incluídos na rede regular estadual de São Paulo tenham garantia de acesso, permanência e sucesso em seu percurso escolar?
4. Justificativa da pesquisa
Os desafios que nos são propostos pela vida surgem sem se saber exatamente como, nem ao menos quando. Apenas surgem. O despertar para um novo desafio pode se dar em quaisquer circunstâncias. A verdade é que o despertar inicial para este trabalho, um grande desafio, surgiu durante uma tarde comum em mais uma sala de aula como outras tantas do Estado de São Paulo. Uma leve batida na porta, a recepção de mais uma nova aluna. Porém, mais que uma simples matrícula, aquele momento foi crucial e diferenciado, tornando-se um incentivo para a abordagem de um assunto atual, desafiador, mas ainda encarado com muitas dúvidas e receios: a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino. Era preciso reflexão e ação. Era necessária a mudança. E, ainda partindo deste pressuposto, a experiência e a vida trouxeram outro desafio grandioso: auxiliar os envolvidos no fazer pedagógico de um modo geral a repensar o modelo de educação inclusiva na rede estadual de São Paulo. Durante esta trajetória, pode-se perceber que, embora o direito da pessoa com deficiência à escolarização seja resguardado pela política