O Urbanismo – Françoise Choay - Questoes
O Urbanismo – Françoise Choay (pag. 06 – 18)
01 – Quais são as características que esquematicamente definem a nova ordem de adaptação da cidade à sociedade industrial do século XIX?
Pode-se definir esquematicamente essa ordem nova por um certo numero de características. Primeiro, a racionalização das vias de comunicação, com a abertura de grandes artérias e a criação de estações. Depois, a especialização bastante ativada de setores urbanos. Por outro lado, são criados novos órgãos que, por seu gigantismo, mudam o aspecto da cidade: grandes lojas, hotéis, cafés, prédios em algum lugar. Finalmente, a suburbanização assume uma importância crescente: a industria implanta-se nos arrebaldes, as classes media e operaria deslocam-se para os subúrbios e a cidade deixa de ser uma entidade espacial bem delimitada.
02 – Quais são os dois aspectos que o estudo da cidade assume no século XIX? Explique-os resumidamente.
Num caso, é descritivo: observam-se os fatos isoladamente, tenta-se ordena-los de modo quantitativo. A estatística é incorporada pela sociologia nascente, tenta-se ate formular as leis de crescimento das cidades. No outro caso, a informação é destinada a integrar-se ao quadro de uma polemica, a observação so pode ser critica e normativa, eles sentem a grande cidade como um processo patológico e criam, para designa-la, as metáforas do câncer e do tumor.
03 – Descreva, de forma resumida, as características urbanas do modelo progressista.
O espaço é amplamente aberto, rompido por vazios de verdes, têm como uma exigência da higiene. O espaço urbano é traçado conforme uma análise das funções humanas. Classificam e localizam separadamente as diversas formas de trabalho como industrial, liberal e agrícola. A lógica e a beleza devem coincidir. Recusa qualquer herança artística do passado, para submeter-se exclusivamente às leis de uma geometria natural. Entre os diversos edifícios tipos, o alojamento padrão ocupa, na concepção progressista