Resenha critica ao urbanismo baseada no livro da autora Françoise Choay.
Resenha critica ao urbanismo baseada no livro da autora Françoise Choay.
São Paulo
2013
CHOAY, Françoise. “O URBANISMO: UTOPIAS E REALIDADES, UMA ANTOLOGIA” São Paulo, Perspectiva, 2011.
Françoise Choay(n. 1925) é historiadora das teorias e formas urbanas e arquitectónicas e professora de Urbanismo, Arte e Arquitectura na Université de Paris VIII. Cursou filosofia antes de se tornar crítica de arte. Nos anos 50 colaborou nas revistas L'Observateur, L'OEil e Art de France. Nos anos 60 dirigiu a secção parisiense da Art international. Da década de 70 até hoje, publicou diversos estudos sobre arquitectura e urbanismo. Dirigiu a colecção Espacements na Éditions du Seuil. Trata-se de uma compilação de ideias e apresentação das ideias e fatos.
“Este livro não se propõe a trazer uma contribuição suplementar a critica dos fatos; não se trata de denunciar uma vez mais a monotonia arquitetural das cidades novas ou a segregação social reinante nelas. Quisemos procurar a significação em si dos fatos, colocar em evidencia as razoes dos erros cometidos, a raiz das incertezas e das duvidas levantadas hoje por qualquer nova proposta de planejamento urbano.”
(CHOYA, 2011, pag. 1) O urbanismo insistia em resolver problemas, quando se pensava no inicio do século XIX, no período onde a industria crescia e tomou consciência que algo deveria mudar. Porem nessa época tudo era precoce sem muita certeza, ai a fase que chamamos de pré-urbanismo. No período da industrialização, a população cresceu rapidamente e em proporções gigantes, as cidades pequenas tiveram sua população multiplicada constantemente e com números significativos, pois a população rural ia pra cidade em busca de melhores condições de vida, e a cidade demandava mão de obra. Nessa época que em Paris, que se tornou uma grande cidade, não suportava mais a população com seus inúmeros problemas urbanos, foi então quando a cidade passa por uma