Trabalho Cidadania e Solidariedade na Igreja Católica
INTRODUÇÃO
Proemuci – educação e cidadania através da música
Desde o dia 04 de janeiro, acontece no Centro Cultural e Social Dom Muniz o Curso de Musicalização Infantil, do Projeto Educação Musical para a Cidadania – Proemuci. O projeto é uma iniciativa do padre Cristóvão Dworak e mantido pelo Santuário do Bom Jesus e oferece aulas de iniciação musical para cerca de 40 crianças dos bairros Nova Brasília, Beira Rio, Soledade.
Mas o Proemuci, projeto musical para a cidadania foi desenvolvido por Geisiane Rocha, clarinetista, da Orquestra Juvenil 2 de Julhos/NEOJIBÁ.Junto ao Grupo Filhos de Assis, composto por jovens universitários da capital e de algumas cidades do interior baiano e da igreja Nossa Senhora da Piedade dos Frades Menos Capuchinhos, iniciou-se com o desejo de missão dos jovens mais o apoio e colaboração da igreja, o projeto social que é solidário e leva para as crianças pobres da engomadeira aulas de musica, além de varias outras atividades lúdicas, onde as crianças interagem, com as brincadeiras, oficinas de pintura, desenhos, poemas, além das aulas de canto e formação de um coral.
Problema de Pesquisa:
Como se desenvolve a assistência religiosa em quanto símbolo de solidariedade com vistas a cidadania dos soteropolitanos.
Todas as atividades são realizadas dentro da comunidade Ascensão do Senhor, igreja católica localizada no bairro da engomadeira e pertence a paroquia são Gonçalo do retiro. Os jovens de idade 18 a 30 anos juntos com os frades realizam as atividades com as crianças todos os sábados entre as 14 e 17 horas, as crianças são de famílias humildes da comunidade nem todas são de famílias católicas, além de todo o trabalho musical e das atividades existe também todo um trabalho espiritual com orações antes do iníciodas aulas como também são cantadas e ensinadas musicas religiosas o projeto não consiste
apenas em simples aulas de musica, mas a todo um esforço pra