Apostila de Brigada de Incendio
DE
INCÊNDIO
Salomão Engenharia – Confiança e fidelidade
BRIGADA DE INCÊNDIO
Esta
apostila estabelece as condições para a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco.
1.
FOGO
O efetivo controle e extinção de um incêndio requerem um entendimento da natureza química e física do fogo. Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão. Combustão é uma reação química de oxidação, auto-sustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases.
Para efeito didático, adota-se o tetraedro (quatro faces) para exemplificar e explicar a combustão, atribuindo-se, a cada face, um dos elementos essenciais da combustão.
A figura acima representa a união dos quatro elementos essenciais do fogo, que são: Calor,
Combustível, Comburente e Reação Química em
Cadeia
2.
CALOR
Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico. Pode ser descrito como uma condição da matéria em movimento, isto é, movimentação ou vibração das moléculas que compõem a matéria.
As
moléculas estão constantemente em movimento. Quando um corpo é aquecido, a velocidade das moléculas aumenta e o calor também aumenta.
2.1.
PROPAGAÇÃO DO CALOR
O calor pode se propagar de três diferentes maneiras: condução, convecção e irradiação.
Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor é transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorverá calor até que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.
2.1.1.
CONVECÇÃO
É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de líquidos dentro de si próprios.
Quando a água é aquecida num recipiente de vidro, pode -se observar um movimento, dentro do próprio líquido, de baixo para cima.
À medida que a água é aquecida, ela se expande e fica menos densa