ALEGORIA DO PATRIMONIO
FACULDADE DE TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
HORTÊNCIA COSTA DO NASCIMENTO
QUESTIONÁRIO 01
Questões para discussão sobre o livro “Alegoria do Patrimônio” de Françoise Choay (Introdução e Capítulo I).
Manaus
2014
1.0 Analisar a citação de Choay contida no livro “Alegoria do Patrimônio”.
a) Em pelo menos uma lauda discorra sobre os três aspectos do conflito que Choay revela no contexto contemporâneo em relação à proteção do Patrimônio Histórico. Discuta o confronto entre os que condenam e os que exigem a preservação do acervo arquitetônico e urbano usando como referência o centro histórico da cidade de Manaus.
b) Se coloque no lugar daqueles que defendem e daqueles que criticam a conservação sistemática dos centros históricos. Você concorda com alguma destas posições? Qual? Por quê? Se não, o que você pensa desta questão?
O processo de conservação sistemática do centro histórico deve haver sim, além de ficar como responsável maior e mantenedor, o governo, que como gestor do capital produzido pela sociedade, tem a obrigação de emprega-lo em função desta, reconhecendo sua importância na história e consequentemente preservando a memória daquilo que “testemunhou” os acontecimentos até a presente data. As residências históricas são um caso à parte quanto aos proprietários mais conservadores e tradicionalista, estes devem ser os primeiros interessados em manter as características da residência, logo só deveriam permanecer com a propriedade se tiverem condições financeiras para suprir os cuidados para a conservação do prédio, cabe ao governo não só a fiscalização dessas casas privadas, mas também, caso contrário, a compra e reassentamento de pessoas residentes em prédios históricos de forma digna, tomando para si o compromisso de custear projetos de consolidação e restauro.
2.0 A autora francesa revela em seu texto que o