O Urbanismo E A Cidade De S O Paulo
“Entre Rios” é um documentário que trata da urbanização de São Paulo, segundo aspectos geográficos, históricos, políticos, ambientais, entre outros. Focado na importância dos rios para o nascimento e desenvolvimento da cidade, o documentário mostra uma série de problemas urbanos surgidos principalmente quando os rios passam a ser considerados um obstáculo e empecilho para o crescimento de São Paulo. Um ponto interessante apresentado é a tentativa de São Paulo em se transformar em uma metrópole europeia. A partir disso, estabelecemos uma comparação com o livro “O Urbanismo: utopias e realidades, uma antologia”, de Françoise Choay.
Françoise Choay é uma grande historiadora, e em sua obra reúne um conjunto de autores que tratam a respeito do urbanismo. Sabemos que a cidade moderna é urbana, e desenvolveu-se a partir das possibilidades geradas com a revolução industrial. A autora deixa claro que a sociedade industrial possui planejadores urbanos, mas que a situação das cidades do século XIX abrem margens para várias observações, questionamento e proposições de pessoas em geral, não necessariamente específicas da área.
São Paulo é uma cidade também resultante da industrialização e modernidade. Os problemas enfrentados possuem total comparação com os das cidades europeias, descritos por vários autores. Uma dessas dificuldades perceptível através do documentário são os problemas relacionados à higiene e sanitarismo. Inclusive, os novos bairros criados a partir da década de 1860, foram denominados de Higienópolis, a cidade da Higiene, onde foi desenvolvida a primeira infra-estrutura de distribuição de água encanada na cidade. Em 1868, surgiu também o primeiro sistema de abastecimento de água e esgoto, entretanto, problemas com a destinação desse esgoto continuavam existindo e se agravando, à medida que a população de São Paulo ia crescendo.
Percebe-se a preocupação com as questões sanitárias e de higiene entre vários autores do