Resumo Wucius Wong
Acadêmicos: Flávio Sobreira Aquino Thiago Klafke
Curso: Design – UCDB
Matéria: Estamparia
Professor: Émerson Brito
Forma e os Elementos Conceituais Os elementos conceituais não são visíveis. Assim, ponto, linha ou plano, quando visíveis, se tornam “forma”. Um ponto num papel passa a ser forma, pois embora pequeno, possui dimensões. O mesmo ocorre com linhas e planos. Pontos, linhas ou planos são “forma”, porém podem continuar a ser chamados de pontos ou linhas, na prática comum.
Forma Enquanto Ponto Uma forma é reconhecida como ponto quando é pequena. A pequenez é evidentemente relativa, dependendo da referência para comparação. O formato mais comum de um ponto é de um círculo, por ser uma forma simples. No entanto, o mesmo pode ser quadrado, irregular, triangular, etc... Assim, as principais características de um ponto são:
1) Tamanho pequeno
2) Formato simples
Forma Enquanto Linha Uma forma é reconhecida como linha quando sua largura é extremamente estreira e seu comprimento evidente. Uma linha geralmente transmite o sentido de finura, que assim como a pequenez, é relativa. A linha pode ter três aspectos:
1) Formato geral: Reta, Curva, Quebrada, Irregular
2) Corpo: Afilado, Nodoso, Ondulado ou Irregular
3) Extremidades: Quadradas, Redondas, pontiagudas ou outro formato simples
Forma Enquanto Plano Em uma superfície bidimensional, o que não se pode ser reconhecido como ponto ou plano é considerado forma enquanto plano. Uma forma plana é delimitada por bordas, que determinam o formato do plano. Formas planas podem ser:
1) Geométricos: Construídos matematicamente
2) Orgânicos: Bordas livres, sugerindo fluidez e crescimento
3) Retilíneos: Bordas retas, sem relação matemática
4) Irregulares: Linhas retas e curvas
5) Feitos à mão: Feitos sem auxílio de instrumentos
6) Acidentais: Obtidos acidentalmente
Formas Positivas e Negativas A forma que é apreendida como