O TREZE E OUTRAS HIST RIAS
Taís Pereira de Freitas: Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Obras publicadas: Bagaços.
O livro é dividido em diversas histórias, todas em um local comum: um centro de ressocialização, cada uma contando a vida de um determinado personagem. Segue abaixo a resenha feita por capítulos.
O TREZE A história se passa sobre um menino de nome Júlio, que acabou indo parar no centro de ressocialização por ter matado a avó quando está se negou a dar dinheiro para a compra de pedras de crack. Durante um ano, sob agressões físicas dos outros garotos, acabou ficando afastado dos demais e desenvolveu certos problemas psicológicos. Lhe deram o apelido de Júlio Treze devido as sequelas deixados pelas drogas. Os funcionários optaram por ocupar sua mente e tentar afasta-lo dessa realidade perturbadora. E por mais que sempre haja um dia em que ele se comporte como um garoto normal, ainda sim opta por manter seu sobrenome.
HISTÓRIA TRISTE A segunda história fala de um casal que ao contrário dos outros casais, passaram apenas uma noite juntos e tiveram um filho, o qual não acabou sendo bem vindo. Os pais tinham situações precária, e o filho acabou nascendo e os pais o rejeitaram. A solução foi se apegar a um mundo completamente errado. Assaltos, armas, era tudo aquilo que atraía e sendo assim, a morte foi certa ao tentar assaltar uma casa. Da mesma forma que veio ao mundo, se foi, sem que ninguém se importasse.
GAROTO MAU A terceira história se baseia em um menino chamado Augusto, que chegou ao centro de ressocialização passando por alguém criado nas ruas e acabou chamando a atenção de um rapaz muito respeitado, que logo de cara impôs suas regras. Mas apenas isso não bastava, Augusto intrigou o rapaz de tal maneira a ponto de que este tentasse de vá rias maneiras descobrir quem era o menino marrento, cheio de tatuagens e linguagem de