Resenha - O Treze e outras hist rias
São Jovens atordoados, que por opção escolheram caminhos errados, por influência de amigos, familiares ou até para fugir de uma vida sofrida.
Bom, o resultado de vários assaltos, assassinatos, trágico de drogas, acabaram em um centro de ressocialização.
Viram o sol nascer quadrado, praticaram esportes e estudaram contra a vontade, arrumaram confusão, se alimentam mal, alguns até davam sua própria comida para seus colegas de módulo, só para não ter que comer aquilo, mas claro que escondido, pois os responsáveis não permitia esse tipo de comportamento.
Cada jovem que ali entrou tem uma história que de alguma forma emociona a qualquer um. Jovens que sacrificou sua vida para ajudar seus familiares, ou sacrificar a vida de alguém familiar.
Adolescentes que já tinham filhos, ou namoravam, ou já tinham alguém muito importante, até mesmo amigos, cada um sobrevivia do jeito que podia longe dessas pessoas. Ninguém dava nada para esses jovens, o fim era certo, assim, que saíssem do centro não iria demorar muito para que logo voltassem.
Para a autora “[...] enquanto isso, vamos levando porque se a felicidade não dura para sempre, o sofrimento também não é certo”. (FREITAS, 2011, p.42)
Ou seja, pode até ser que nesse centro, esses jovens foram muito infelizes e que a maioria não aproveitou nada do que supostamente deveria ter aprendido, mas houve casos que depois da saída, ocorreram algumas mudanças. Um garoto após saber da morte de um amigo e de como ocorreram os fatos decidiu sair dessa vida. O que prova que o sofrimento não é certo.