O traje das crianças
Esse texto nos mostra como o hábito infantil de se vestir era inportante nos séculos passados.
O traje que a criança usava representava sua classe social e sua idade.
A origem das roupas das crianças se dá na Idade Média. O vestido das crianças é o traje longo da Idade Média nos séulos XII e XIII.
Até o século XIV todo mundo usava túnicas, mas as dos homens eram diferentes dos das mulheres. A partir do século XIV, os homens começaram a usar traje curto e colante, deixando os moralistas e pregadores aborrecidos, pois achavam essa moda indecente e imoral. As pessoas mais respeitáveis pela idade ou condição (magistrados, eclesiásticos) continuaram a usar túnicas longas até o início do século XVII.
Até o século XIII as crianças não se vestiam como crianças, e sim como adultos, mesmo quando deixavam de usar cueiros. Para diferenciar a criança de um adulto foi somente mantido para seu uso algumas coisas dos trajes que os adultos tinham abandonado como vestido, túnica longa e touca.
No início do século XVI as crianças eram obrigadas a usarem vestidos compridos. Nessa época as crianças foram separadas através dos trajes. Adotou-se um traje específico para as crianças. Isso foi muito importante na formação do sentimento da infância, onde a sociedade das crianças é separada da sociedade dos adultos.
No século XVII as crianças, principalmente de classe mais alta, não se vestia como adultos. Cada criança tinha um traje de acordo com sua idade, um traje particular. Meninos, depois de usar cueiro ( a partir de 1 ano ) se vestiam como meninas. Usavam saias, vestido e avental. No caso das meninas não havia separação entre crianças e adultos. O traje das crianças meninas e mulheres adultas era o mesmo.
Quando os meninos cresciam mais, usavam um vestido aberto na frente e fechado com botões, diferente do das meninas.
Quando a criança estava aprendendo a andar