O TRAJE DA CRIANÇA NA IDADE MÉDIA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE DESIGN E MODA
CURSO DE MODA
LINDA LARA DE OLIVEIRA NEOTTE
O TRAJE DA CRIANÇA NA IDADE MÉDIA
CIANORTE
2013
LINDA LARA DE OLIVEIRA NEOTTE
O TRAJE DA CRIANÇA NA IDADE MÉDIA
Trabalho apresentado a disciplina Estudo da Indumentária e da moda II do curso de bacharelado em Moda da Universidade Estadual de Maringá.
Professor: Prof. Ms. Ronaldo Salvador Vasques.
CIANORTE
2013
RESUMO
O enfoque do trabalho propõe a análise de alguns aspectos relacionados à forma como a infância era tratada na Idade Média e como a mesma influência sobre a vestimenta e adornos da criança no período, compreendido entre os seculos V a XV. Para entendermos os trajes das crianças na Idade Média, utilizou-se por metodologia conceito de infância e o estudo de seus trajes pelo autor Phipippe Ariès, através do seu livro “História social da criança e da família”, entre outros teóricos, dos quais ajudaram identificar que, a infância partindo deste enfoque é um processo de construção social e a análise de imagem. Com o objetivo de mostrar a mudança da concepção de infância e a forma de se vestir a partir do final do século XVIII, época em que o traje da criança se transforma.
Palavras-chave: traje. infância. Idade Média.
INTRODUÇÃO
O pesquisador francês Philippe Ariès, em sua obra “A história social da criança e da família” vai apontar que o conceito da infância foi sendo historicamente construído ao decorrer dos séculos e que por um longo período a criança não foi vista como um ser em desenvolvimento, portadoras de necessidades próprias, e sim como um adulto em miniatura. E todo esse processo social e cultural na Idade Média esteve diretamente influenciado na forma de como as crianças se vestiam e eram adornadas, pois a arte medieval desconhecia a infância e não tentava evidencia-la (ARIÈS, 1981).
Para