Ética, religião e direito
Sumário: 1.0 Introdução; 2.0 Ética: Reflexão sobre a ação humana; 3.0 Religião e Moralidade; 4.0 Direito e Moral; 5.0 Conclusão; 6.0 Referências Bibliográficas.
Palavras Chave: Ética, Moralidade, Direito, Religião.
1.0 INTRODUÇAO
A presente pesquisa tem por objetivo abordar a ética, a religião e o direito relacionando com a moralidade. Suas diferenças e influências, apontando a distinção dessas três áreas de conhecimento, e os vínculos que elas possuem.
2.0 ÉTICA: REFLEXAO SOBRE A AÇAO HUMANA É extremamente importante saber diferenciar a ética e a moral. A ética é o estudo geral do que é bom ou mau. A ética significa um bom costume, um bom proceder, significa que devemos praticar atos com bom senso, com responsabilidade, e isso podemos adquirir em nossa educação, advinda de nossos pais, da escola, das atividades profissionais ou por experiências já realizadas anteriormente. Segundo José Roberto Goldim: ``A ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral)´´. (GOLDIM, José Roberto).
O Prof. Dr. Marcos Almeida apresenta que: ``Ao lidar com questões morais a única base que temos para exercitar nosso pensamento ético, é este mundo em que vivemos, as pessoas que nele existem, as idéias e valores que elas possuem e as ações que elas praticam.´´( ALMEIDA, Marcos. 2004).
3.0 RELIGIAO E MORALIDADE A religião sempre teve e ainda tem grande importância na vida do homem. Todos os sentimentos, valores, comportamentos, e inclusive normas, advém do pensamento e regras religiosas. Conforme aborda Durkheim: ``A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas,