As idades da vida
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PSICOLOGIA – I SEMESTRE
O SENTIMENTO DA INFÂNCIA
FEIRA DE SANTANA - 2011
REDE FTC
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PSICOLOGIA – I SEMESTRE
O SENTIMENTO DA INFÂNCIA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de TID I, do curso de Psicologia, turno matutino, da Rede FTC, ministrado pela professora Cris.
FEIRA DE SANTANA - 2011
SUMÁRIO
o sentimento da infância 4
1. As Idades da Vida 4 2. A Descoberta da Infância 6 3. O Traje das Crianças 7 4. Pequena Contribuição à História dos Jogos e Brincadeiras 8 5. Do Despudor à Inocência 9
CONCLUSÃO: Os Dois Sentimentos Da Infância 10
REFERÊNCIAS 11
O Sentimento da Infância
1. As Idades da Vida
As idades da vida é uma construção histórica. Esse termo nem sempre existiu. Por muito tempo não houve separação entre o mundo da infância, o mundo da juventude, o mundo adulto, e o mundo da velhice. Estes se resumiam em apenas um. Hoje, a vida do homem é dividida em fases, de acordo com a idade em que ele passa.
Assim que chegamos ao mundo, nossos pais tendem a querer nos ensinar, primeiramente, nosso nome, o nome deles, e nossa idade. E, temem o fato de que, estamos sujeitos a errar. Em certos casos, a idade chega a torna-se um assunto de uma atenção especial voltada à individualização, exatidão e a autenticidade. Ainda que, alguns, não dêem tamanha importância. É como nos diálogos de Mathurin Cordier, duas crianças se interrogam na escola, em que um deles pergunta a idade do outro, e ele responde de acordo com o que ouviu um dia sua mãe lhe dizer. Ou seja, independente das mudanças cronológicas pessoais serem aceitas na prática habitual, a criança, no caso, não se determina a ter um conhecimento real.
As idades, idades da vida ou idades do homem, representavam nos nossos antecedentes as noções reais, tão repercutidas, tão contextualizadas e tão usuais, que excederam aquilo que a