Qualidade de vida terceira idade
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Guaraí - TO
2012
Natália Ferreira Teles dos Santos.
.
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica, desenvolvido no 1° período de Biomedicina da Faculdade Guaraí-Instituto Educacional Santa Catarina FAG/IESC.
Orientador
PROF. MSC. NELSON RUSSO DE MORAES
Guaraí - TO 2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 Objetivos 5 3.1Objetivo Geral 5 3.2 Objetivos específicos 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6 4.1 CONCEITOS 6 4.2 A importância da orientação médica na terceira idade 7 4.3 Programas Sociais Voltados Para Idosos 8
6 Hipóteses 10
7 METODOLOGIA 11
8 ORÇAMENTO 13
9 CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A melhoria da educação, saúde e a criação de programas sociais tiveram como resposta o aumento da expectativa de vida e em consequência disto à população de idosos aumentou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2050, a população idosa será aproximadamente de 1,9 bilhão de pessoas.
Envelhecer é um processo natural do homem, segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 1993) envelhecer é:
Um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto aumente sua possibilidade de morte.
E com o aumento na população idosa surge a preocupação em sua qualidade de vida e os fatores que influem nesta qualidade, como a importância do Estatuto do Idoso, a orientação médica e sua inserção na vida social através dos programas sociais.
2 JUSTIFICATIVA
Esse estudo baseia-se em importante contribuição na orientação de futuros acadêmicos, bem como para ajudar na elaboração de novos trabalhos na área de