O sentimento de infância - as idades da vida
Curso Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
3º A
Natália de Melo Mazieiro Nº 06
A História Social da Infância e da Família – As idades da vida
Querência do Norte – PR
2013
Natália de Melo Mazieiro Nº 06
Trabalho apresentado ao Colégio Estadual Humberto de Campos, E.F.M.N.P, Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para obtenção de nota parcial na Disciplina de Prática de Observação (Estágio) Professora Eva.
.
Querência do Norte – PR
2013
Introdução
A evolução da humanidade se dá muito além de inovações cientificas, a humanidade vem se desenvolvendo desde sua origem. Dizemos que as maiores invenções dos seres humanos foram o controle sobre o fogo, a pólvora, e a imprensa. Sim, estas são as primordiais, porém houve uma época em que não se valorizava o ser em si, mas sim seu poder de “invento”. Nas linhas a seguir, será relatada a importância da descoberta das idades da vida, ou das fases desta.
As Idades da Vida
Um homem do século XVI ficaria espantado se lhe perguntassem qual seu número de registro, e isto nos parece muito comum, comum até de mais nos dias atuais. Sendo assim, quando se nasce já há um número que é somente seu, chamado identidade civil, este número te acompanhará durante toda sua vida, quando fizer uma compra, quando começar a trabalhar e até para ser identificado como pessoa fisica.
O nome veio como uma forma de identificação, mas depois foi se tornando algo obscuro, pois muitos tinham o mesmo nome, então se foi necessário a identificação da origem de seus antepassados, deu-se assim os nomes de família, ou atualmente sobrenome.
Mas saber sua idade, ou sua data de nascimento, não lhe parecia importante no século XVI ou XVII, nesta época dava-se muito valor as datas de união, ou enlace matrimonial, era comum em retratos de