O trabalho do orientador educacional na volta do aluno ao ambiente escolar
Avaliação Processual
O trabalho do orientador educacional na volta do aluno ao ambiente escolar
São Paulo 2014
Introdução
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do orientador educacional frente os obstáculos enfrentados pelos alunos quando retornam ao ambiente escolar, em três momentos:
a) Início do ano letivo
b) Após alta hospitalar
c) Após acontecimentos trágicos Através de materiais e pesquisas já realizadas por alguns estudiosos, contemplaremos neste trabalho, os aspectos e atributos que o profissional da orientação educacional deve possuir para exercer, de maneira qualificada, seu papel diante destas situações.
1. O trabalho do orientador educacional na volta do aluno ao ambiente escolar
Ao pensar nas variadas funções que o orientador educacional exerce, como intermediador de conflitos escolares e auxilio aos alunos com os mais diversos assuntos, sabemos que a volta do educando ao ambiente escolar, quer seja por volta das férias ou mesmo voltando de um período afastado por doença, é um momento muito importante que merece atenção e planejamento integrado de todo o sistema escolar.
1.1 Início do ano letivo Todo início de ano letivo gera certa ansiedade, tanto por meio dos pais, alunos ou equipe pedagógica. O ingresso do aluno na escola seja ela: novata, primeira vez, mudança de turma, turno ou professor, nem sempre acontece com tranquilidade. É comum que algumas crianças se sintam inseguras em ficar distantes dos pais por um longo período de tempo, por isso, é necessário que haja uma parceria entre a família e a escola, de modo que o processo de adaptação ocorra da melhor maneira possível. Lidar com esse quadro sensível é responsabilidade da Orientação Educacional, que deve atuar na integração da comunidade escolar com o trabalho pedagógico. Cabe ao orientador gerenciar as mudanças do cotidiano, incentivando