Metodologia de ensino
Metodologia do ensino
2. A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR FRENTE AO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM.
Na instituição escolar, cabe ao orientador educacional o papel de buscar informações no trabalho dos professores, das turmas, pois são estes os fatores que levam a fornecer subsídios para sanar problemas, proporcionando oportunidades favoráveis à aprendizagem do aluno. Pois este profissional trabalha diretamente com os alunos no desenvolvimento e facilitando o processo de ensino aprendizagem dos educandos, desta forma o trabalho em parceria com os professores, compreendendo os estudantes, sempre agindo de maneira adequada com a escola, colocar em prática a proposta pedagógica, orientar, ouvir e dialogar com os pais e comunidade, afinal este é o trabalho do orientador.
A função do orientador educacional vem sendo questionada ultimamente, como decorrência das transformações gradativas que ocorrem no âmago da sociedade. O profissional desta área durante muito tempo atuou somente no espaço escolar, onde cabia-lhe a tarefa de ajustar o aluno à escola, família ou sociedade. Mas atualmente, em sua nova roupagem, a orientação educacional volta-se à construção do cidadão além do espaços educativos. Para melhor entendimento dessa trajetória, faz-se necessário uma breve incursão aos primórdios da orientação educacional.
Analisando as origens da orientação educacional, constata-se que suas raízes encontram-se na orientação profissional, praticada nos Estados Unidos da América por volta de 1930, quando o incremento das ocupações ampliou a necessidade de orientar os jovens para uma correta decisão, capaz de lhe assegurar êxito no recente mercado de trabalho.
A princípio o trabalho de orientação profissional era realizado pela empresa, mas depois foram criados os escritórios de orientação profissional, visando orientar os indivíduos sobre as várias opções de que dispunha, com base em suas