Fotossíntese
No nosso planeta existem seres autotróficos, estes são capazes de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte de energia externa.
Para realizar este processo alguns seres vivos, tal como as algas e as plantas, utilizam uma fonte de energia luminosa (fazendo a fotossíntese). Estes seres fotoautotróficos produzem a sua própria matéria orgânica a partir de dióxido de carbono, água e sais minerais.
No entanto a fotossíntese não é o único processo atotrófico existente. Algumas bactérias também produzem compostos orgânicos e, para o fazerem estes seres vivos utilizam energia resultante de reações de oxidação-redução de determinados compostos químicos. Este processo é designado de quimiossíntese e os seres autotróficos que o realizam denominam-se sers quimioautotróficos.
Para a execução deste trabalho irei apenas centrar-me no processo de fotossíntese realizado pelos seres fotoautotróficos.
Fotossíntese
A fotossíntese é um processo autotrófico através do qual cianobactérias, algas e plantas, através de energia luminosa (fotões), dióxido de carbono e água produzem os seus próprios compostos orgânicos. Pode então dizer-se que estes seres vivos convertem energia luminosa em energia química.
A fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois os seres heterotróficos dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelos seres fotoautotróficos para se alimentarem. Assim, caso não existissem seres fotoautotróficos não haveria cadeias alimentares.
Descoberta da fotossíntese
Na primeira metade do século XVII, o médico Johan Baptista van Helmont acompanhou o crescimento de uma planta contida num jarro com terra, Johan foi regando a planta apenas com água da chuva e observou que após cinco anos a planta tinha crescido bastante, mas a quantidade de terra no jarro quase não tinha decrescido. Van Helmont concluiu que o