Fotossintese
A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por seres clorofilados (possuem clorofila em sua estrutura celular).
Estes, também, são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento. Esse processo é realizado através da exposição do mesmo à luz solar, a gás carbônico (CO2) e água (H2O), tendo a ele substâncias que sintetizam essas substâncias transformando elas em glicose (C6H12O6), gás oxigênio e água. Temos a fotossíntese bacteriana que se difere em muitos aspectos da fotossíntese dos seres eucarióticos (possuem membrana nuclear) e das cianobactérias (não possuem membrana nuclear), como veremos a seguir.
A equação geral da fotossíntese é:
6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 O2 + H2O
Os seres fotossintetizantes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois são à base da maior parte das cadeias alimentares e produzem oxigênio, gás mantido na atmosfera em concentrações adequadas graças, principalmente, a atividade fotossintética.
FASE CLARA
A fotossíntese é dividida em duas fases: clara e escura. A fase clara, também chamada de fotoquímica, consiste na incidência da luz solar sob a clorofila A.
Elétrons são liberados e recebidos pela plastoquinona (aceptor primário de elétrons). Estes elétrons passam por uma cadeia transportadora liberando energia utilizada na produção de ATP. Os elétrons com menos energia entram na molécula de clorofila A repondo os liberados pela ação da luz. A molécula de clorofila absorve energia luminosa. Este energia é acumulada em elétrons que, por este fato, escapam da molécula sendo recolhidos por substâncias transportadoras de elétrons. A partir daí, estes irão realizar a fotofosforilação, que, dependendo da substância transportadora, poderá ser cíclica ou acíclica. Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP através de fosforilação (processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP).
FOTOFOSFORILAÇÃO ACÍCLICA