Fotossintese
Nem mesmo a sua vida foi descoberta sem estudos, assim acharam o motivo da sua respiração, tem o nome de Fotossintese.
(MariaB.)
Introdução
Neste trabalho, o tema abordado será a fotossintese, como o obejtivo de trazer breves conhecimetos sobre o assunto, abordando todos os detalhes basicos, pretendendo buscar clareza e tirar qualquer duvida, este trabalho abordará temas interessantes e bem úteis para o leitor. Sendo assim, temos tópicos sobre o conceito da fotosintese, sobre as fases, a importância biologica e as aplicaçoes biotecnologicas do mesmo, que irão trazer então, um poder maior de fala sobre assuntos relacionados a fotossintese.
Conceito
A fotossintese é um Processo que as plantas realizam para produzir seu alimento, sintetizando dioxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido e com isso gerando oxigênio para a sobrevivência dos animais e seres humanos. A fotossíntese é divida em duas fases, a fase clara e escura.
È a fotossíntese que "dá” os nutrientes necessários para manter as vidas.
Fases
Fase Clara
E a primeira fase da fotossinte, tem esse nome pois precisa da presenca de luz para ser executada, ocorre nos tilacoides.
Consiste na captura e armazenagem de energia solar das plantas, na fase clara a plantas produzem substancias que serão ultilizadas na fase escura.
Os pincipais acontecimentos desta fase são a fotólise e a sintese, na fotolise as plantas tem substancias que atuam como receptoras de hidrogênio, entre elas o NADP.
Desse modo, o oxigênio é liberado, os elétrons são recebidos pela clorofila e os hidrogênios recebidos pelo NADP.
É esse NADPH² resultante da fotólise da agua que vai passar o hidrogenio para a formaçao de glicose.
Na sintese de ATP ocorre a junção de ADP + P (fosfato) e energia proveniente do sol (fotofosforilação).
Fase Escura
Esta fase tem esse nome pelo fato de poder acontecer sem a presença de luz, fase que ocorre
no