ESTÁDIOS DA COPA
História Coube ao então Governador do Estado do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo, dar início à construção de um Estádio Olímpico em Fortaleza. Em 1968, foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), para coordenar os trabalhos. O Governador Plácido Castelo queria que o estádio fosse erguido no Bairro do Alagadiço, na zona oeste de Fortaleza. Altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a ideia. Outras áreas da cidade foram estudadas nos Bairros do Pici e depois no Itaperi. Finalmente uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza foi comprada por Cr$ 450.000,00 – quatrocentos e cinquenta mil cruzeiros – à época.
José Liberal de Castro, Gerhard Ernst Borman, Reginaldo Mendes Rangel e Marcílio Dias de Luna foram os quatro arquitetos que assinaram o projeto. O Engenheiro Hugo Alcântara Mota foi o responsável pelo cálculo estrutural.
O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. O estádio foi reformulado em 2002, e totalmente reformulado novamente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA de 2014, para a Copa o castelão receberá seis jogos, entre ele dois jogos da Seleção Brasileira.
Sua capacidade atual foi reformulada para acolher confortavelmente públicos de até 64.846 pessoas, sendo considerado o vigésimo sétimo estádio maior do mundo e o quinto maior do Brasil. Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza. Em 2013 foi uma das sedes da Copa das Confederações, em 2014 receberá jogos da Copa do Mundo, e em 2016, será um dos centros de treinamentos para as Olimpíadas, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Reforma
Projeto da Arena Castelão.