A copa e seus estadios
O futebol, não só no Brasil mas como nos outros países do mundo, apresentam uma grande importância mundialmente. Como exemplo são as Copas Do Mundo FIFA, onde acontecem desde 1930, as Copas do Mundo são feitas para mostrar o principal esporte do mundo, mas para que ocorra uma Copa, é necessário a escolha de um país sede, para que ocorra o evento de escala de milhões de pessoas.
Quatro dos vinte critérios principais para se escolher o país sede da copa é sua estrutura, para ver se aguenta o público que estará presente, também avalia se o páis tem chance de se desenvolver economicamente após\durante a Copa, o continente em que se encontra o paí, e por fim os ESTADIOS DE FUTEBOL que se encontram no país.
Os estádios são um pivô para a definição do país como sede da Copa, ainda mais com o crescimento do futebol nos últimos 15 anos, onde o futebol cresceu e é uma “potência” econômica no mundo. Os estádios tem que ser bonitos e atraentes para o publico e também ser, principalmente, de classe AAA (os estádios mais desenvolvidos do país), com tudo o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 por apresentar alguns estádios mais desenvolvidos da América do Sul (porém, não era o mais desenvolvido possível), a coordenação da FIFA, avaliou os estádios como um dos melhores, porém avia muito o que melhorar nos estádios e nos meios de transporte das cidades sedes do Brasil e construir cerca de 4 estádios novos, um investimento de no máximo de R$20 bilhões, mas o que aconteceu foi um investimento de R$35,3 bilhões. Não se deve negar que os estádios ficaram bonitos, e de classe AAA, porém o investimento feito nos estádios precisariam cerca de 8 copas do mundo para pagar 80% do valor bruto das despesas das copa.
O preço dos estádios tiveram uma média geral de mais de 35% dos valores estimados, no total foram feitas construções e reformas de 12 estádios, mas os principais destaques dos estádios que extrapolaram seu custo previsto foram