Visão para Idosos
Muitas doenças são mais comuns quando envelhecemos como glaucoma , catarata , retinopatia diabética, degeneração macular. Outras podem ocorrer em qualquer idade, como o Trauma Ocular.
O trauma é o acidente que machuca o olho levando a perda total ou parcial da visão. Por isso é muito importante proteger as crianças de possíveis acidentes como perfurar o olho com tesouras pontudas, lápis , armas de bolinha ou de chumbinho , estilingue, entre outras. Importante também é utilizar óculos de proteção (EPI) para as atividade de marceneiro, soldador, colhedor de laranja , torneiro , entre outras que possibilitam espirrar fagulhas ou objetos maiores direto no olho.
O Glaucoma é a alteração da pressão ocular, esta que não tem ligação com a pressão arterial, que pode provocar perdas quase totais da visão, atingindo primeiramente a visão periférica ( lateral) e chegando até a visão central. O glaucoma não tem sintomas fortes como dor no olho ou embaçamento rápido da visão, geralmente a perda é lenta o que leva muitas pessoas a descobrir a doença em situação avançada. Para prevenir o ideal é fazer acompanhamento com o Oftalmologista (médico do olho) todo ano para prevenir a doença, principalmente após 40 anos de idade e caso tenha familiares com a doença. O Glaucoma pode ser controlado com colírios ou cirurgia , porém dificilmente recupera a parte da visão que foi prejudicada antes do tratamento. O essencial é prevenir!
A Catarata é a opacificação do cristalino , ou seja, o “envelhecimento” da lente dentro do olho que provoca uma sensação de “neblina” na visão. A Catarata pode levar a cegueira , porém é resolvida com