Estadio Da Copa
↓
http://www.portal2014.org.br/midia/andamento-obras-obras/thumb60.jpg
Curitiba receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA, todas válidas pela primeira fase. O estádio terá capacidade para 41 mil espectadores, com investimento de R$ 234 milhões, sendo R$ 131 milhões via financiamento federal. A previsão de conclusão das obras é apenas em 2014.
ESTRUTURA
- O projeto de Curitiba e do Atlético Paranaense prevê a ampliação da capacidade da arena, cujo nome oficial é Estádio Joaquim Américo, de 25 para 41 mil torcedores. O número de vagas de estacionamento também saltará: de 500 para 1.500.
- O estádio curitibano terá a primeira cobertura retrátil brasileira — painéis móveis correndo sobre trilhos, que podem ser abertos ou fechados em aproximadamente 15 minutos, com acionamento inclusive durante a realização dos jogos, numa solução para que o espaço se adapte a qualquer tipo de condição climática.
- A arena está recebendo novas arquibancadas, cabines de imprensa, camarotes e áreas vips. Em outros locais, as escadas de acesso, bilheterias, fosso, lojas internas, vestiários, academia e até a churrascaria sofreram alterações.
- Na semana retrasada, as primeiras peças da estrutura metálica de cobertura da Arena começaram a ser instaladas. São duas vigas principais, com 196 metros de vão livre, apoiadas sobre quatro pilares localizados atrás das arquibancadas para evitar pontos cegos de visibilidade.
- Recebera também os andaimes que permitirão a montagem da cobertura do estádio. Ao todo, serão 19 torres de andaime em cada lado, 11 delas dentro do campo e 8 colocadas sobre as arquibancadas.
- A Arena da Baixada recebe também a construção de duas novas escadas no Setor Madre Maria, que ligará a arquibancada inferior a arquibancada superior (nos mesmos moldes das já existentes). Também estão em execução os serviços de alvenaria interna. O trabalho está sendo feito na arquibancada