Problema Operacional ou de Relacionamento?
Parte introdutória
Será que temos um problema operacional ou de comunicação?
“Não quero ouvir desculpas. Ponha aquelas caixas no caminhão.” – Walter estava gritando com seu supervisor de embarque. Como gerente de operações da Plásticos Royal no Rio Grande do Norte, Walter sentia-se constantemente frustrado com a atitude de seus funcionários. Se Walter critica seu pessoal, a recíproca é verdadeira. Todos seus subordinados o detestam e comentam anonimamente: “Ele acha que se gritar e berrar as coisas vão melhorar. Aqui já foi um lugar muito bom para se trabalhar, quando nossos chefes nos ouviam”.
Walter Albano nasceu e foi criado em São Paulo. Estudou nas melhores escolas, formou-se em engenharia química e começou carreira na Plásticos Royal. Logo no segundo ano de empresa foi transferido de para o Rio Grande do Norte especificamente para melhorar as operações na região Nordeste. No alto de sua lista de prioridades, estavam a melhoria do cumprimento do prazo de entrega, o aumento da produtividade e a melhoria do serviço ao cliente. Quando foi perguntado se pensava ter qualquer problema com seu pessoal, ele respondeu: "Sim. Parece que não conseguimos nos comunicar."
Enunciado
Ambientes com informações ambíguas e inconsistentes aumentam a insegurança e têm impacto negativo na satisfação dos colaboradores. Considerando o ambiente organizacional do caso acima, disserte sobre as questões abaixo:
1. Walter Albano tem um problema de comunicação? Explique.
2. Quais as sugestões que você daria a ele para ajudá-lo a melhorar sua eficácia administrativa?
Depois disso, trace um paralelo com o conteúdo estudado na Unidade 1 - A Comunicação Eficaz, do Módulo 4.
1ª parte da atividade
1. Walter Albano tem um problema de comunicação? Explique.
Infeliz talvez seja o melhor que se pode dizer da forma escolhida por Walter para interagir com seus funcionários: gritando e recusando a fala de seus “ouvintes” . Além de socialmente