FIFO / LIFO / FEFO / PEPS / UEPS
Definição
Pesquisa Operacional é a ciência que aplica métodos analíticos e através deles fornece ferramentas para ajudar gestores ou organizações nas tomadas de decisões para a resolução de problemas complexos. É constituída por um conjunto de disciplinas como, por exemplo: Programação e Regressão Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, entre outras.
O site da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO – 2014), Pesquisa Operacional define pesquisa operacional como uma ciência aplicada para resolução de problemas reais, com foco na tomada de decisões.
A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações.
Em Pesquisa Operacional ou PO, são consideradas todas as opções possíveis, utilizadas ferramentas modernas e diversas técnicas, elaboradas as previsões sobre resultados e utilizados dados completos com o objetivo de enfrentar o desafio de tornar as organizações mais produtivas e eficientes.
Conceito
A Pesquisa Operacional ou P.O. é uma ciência que tem como objetivo fornecer ferramentas quantitativas, ou seja, resultados de pesquisas que considerem dados estatísticos expressos em quantidades, que venham auxiliar no processo de tomada de decisões nos diversos setores das organizações.
Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo, e através de experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema. (SILVA, Ermes, SILVA, Elio, GONÇALVES, MOROLO, 2010, p. 01).
A Pesquisa Operacional estende-se praticamente por todos os