Administração de materiais
6° Período
Administração de Materiais
Administração de Materiais compreende o agrupamento de insumos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. └ Cadastramento de Materiais: cria-se um código para identificar os produtos; necessário devido ao grande mix de produtos.
P1: Planejamento de logística = localização + estoques (foco) + transportes → para um item ser transportado para o cliente final, ele deverá estar em estoque. Para facilitar e reduzir esse custo de estoque, melhor é quando a localização dos sistemas de armazenagem e distribuição estão mais próximos do consumidor ou em um local estratégico para otimização desses custos.
Fornecedor (distribuição – outbound) → Comércio/Indústria (recebimento – inbound) → Cliente
Duas variáveis para saber se a empresa distribui por conta própria: custo e freqüência (quanto mais vezes a empresa entregar, menor o lote de venda). └ Quanto maior o lote a ser vendido, menor a rentabilidade de quem está vendendo → dinâmica do varejo. Isso acontece porque o poder de negociação passa do vendedor para o comprador. A estratégia do varejo é vender em pequenos lotes, pois o seu foco é o pequeno comércio, que paga sempre em dinheiro. É preciso ter o melhor preço e a melhor estratégia de distribuição (que envolve disponibilidade de estoque).
*Inventário físico: controlar o dinheiro da empresa. Pode ser gerencial e/ou fiscal (obrigatório).
Objetivo da administração de materiais: determinar quando (periodicidade) e quanto (quantidade de compra) adquirir de material para repor o estoque.
Meta da administração de materiais: criar o equilíbrio entre o estoque e o consumo.
Evolução na Administração de Materiais
∟ Novas técnicas de administração → técnicas japonesas: reduzir o nível de estoque traz não apenas redução de custo, mas alto controle de qualidade, de produção e melhora os processos de produção (controle mais rígido).