lipídeos
Química de lipídios, digestão e absorção, –oxidação de ácidos graxos e formação de corpos cetônicos.
1. Conceituar lipídios e identificar aqueles mais abundantes no organismo; os lipídeos constituem um grupo heterogêneo de moléculas orgânicas insolúveis em água(hidrofóbicas), que podem ser extraídas dos tecidos por solventes não-polares. São a principal fonte de energia para o corpo. Os mais abundantes no organismo são: ácidos graxos, triacilglicerol, fosfolipídeos, esteróides.
2. reconhecer características estruturais dos ácidos: palmítico, como também dos ácidos graxos considerados essenciais e descrever sua importância;
Ácidos palmíticos são considerados lipídeos estruturais por ser um acido graxo com 16 carbonos na cadeia, e também não possui insaturação. Os ácidos graxos essenciais(Ácido linoléico e ácido linolênico) possuem cadeia com 18 carbonos, possuindo insaturações. O ácido linoneico é o precursor do ácido araquidônico e o ác linolênico é precursor de outros ácidos graxos importantes para o crescimento e o desenvolvimento, a deficiência desse ácido resulta na diminuição da visão e alteração do aprendizado.
3. reconhecer a importância do ácido araquidônico como precursor das prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos;
O ácido araquidônico é o substrato para a síntese das prostaglandinas, um ácido graxo essencial, obtido em humanos a partir dos lipídeos da dieta.
4. conceituar, classificar e citar funções das lipoproteínas;
Lipoproteínas são complexos macromoleculares esfericos de lipideos e proteinas específicas(apolipoproteinas a apoproteínas). As principais são: quilomicra, VLDLs, LDLs, HDLs. São importantes tanto para manterem solúveis seus componentes lipidicos, como promoverem um eficiente mecanismo de transporte de lipideos entre os tecidos.
5. descrever o processo de emulsificação e digestão gordura da dieta;
Aumenta a área de superfície das gotículas de lipídeos, para que as enzimas digestivas possam