Gestão de projetos
É um polímero que contém em sua cadeia principal o grupo funcional éster, que é obtido a partir da condensação de ácidos carboxílicos e glicóis: ácido + álcool = éster + água. Também é conhecido como polietileno tereftalato (PET). Um dos poliésteres mais importantes é fabricado através da reação química entre o ácido tereftálico.
O poliéster acima é chamado de dracron ou terilene, é resistente á corrosão por ácidos e bases, por esse motivo, ele é utilizado na fabricação de varas de pescar, guarda chuvas, fibras têxteis para fabricação de capas de chuva, engrenagens de bombas, etc. O tergal é uma mistura desse polímero com algodão.
Matérias primas para a obtenção do poliéster:
Glicóis, Ácidos saturados ou insaturados, Monômeros Bifuncionais e inibidores
O poliéster pode ser saturado e insaturado
Esse tipo de poliéster detém 18% do mercado mundial de materiais plásticos, sendo terceiro atrás do Polietileno (33.5%) e Polipropileno (19.5%)
As principais Matérias-Primas são:
Ácido Tereftálico – PTA – Nº CAS: 100-21-0
Sinonimos: 1,4 Ácido benzenodicarboxilico,
Formula; C6H4(COOH)2 , Massa Molecular: 166.13
Tereftalato de Dimetilo – DMT – N.º CAS-No: 120-61-6
Sinónimo: Éster dimetilico do 1,4 Ácido benzenedicarboxylico
Formula; C6H4(COOCH3)2 , Massa Molecular: 194.19
Etilenoglicol – MEG – N.º CAS: 107-21-1
Sinónimo: 1,2 etanodiol
Fórmula: C2H6O2 , Massa Molecular: 62,07
BIBLIOGRAFIA: http://www.silaex.com.br/poli%C3%A9ster.htm -- PEGAR TABELA PARA JOGAR NA APRESENTAÇÃO. http://www.embrapol.com.br/resina.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Poli%C3%A9ster
CLASSES DO POLIESTER:
POLIÉSTER BISFENÓLICO.
São produtos da reação simplificada do óxido de propileno e o bisfenol A, resultando no bisfenol A propoxilado que depois reagirá com o ácido insaturado. Por isso este tipo de resina possui poucos pontos sujeitos a hidrólise. Sua estrutura com anéis aromáticos deixa o polímero com uma estrutura mais fechada,