O tecido ósseo
O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado, altamente vascularizado e que se caracteriza principalmente por ser muito rígido e bastante resistente, sendo o principal componente dos ossos. É formado por células específicas (células osteoprogenitoras ou osteogênicas, osteoblastos, osteócitos e osteoclastos), e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A extrema rigidez do tecido ósseo é o resultado da interação entre os componentes orgânico e mineral da matriz.
Figura 1 - Células componentes do tecido ósseo.
(Fonte: Histologia Básica – 10º edição Luiz C. Junqueira e José Carneiro Ed. Guanabara Koogan,
Rio de Janeiro, 2004 pág. 142).
Suas funções são:
─ servir de suporte para partes moles;
─ proteção aos órgãos vitais, como os contidos na caixa craniana e na torácica e no canal raquidiano;
─ alojar e proteger a medula óssea vermelha, formadora das células sanguíneas;
─ proporcionar apoio à musculatura esquelética e constituir com esta um sistema de alavancas que ampliam os as forças geradas na contração muscular;
─ depositar íons de cálcio, fosfato e outros, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, contribuindo assim com a homeostase corporal.
As superfícies interna e externa dos ossos são revestidas por células osteogênicas e tecido conjuntivo,que constituem o endósteo e o periósteo, respectivamente. A nutrição dos osteócitos depende de canalículos na matriz, que possibilitam as trocas de moléculas e íons entre os capilares sanguíneos e os osteócitos, já que não há a difusão de substâncias através da matriz calcificada do osso. O tecido ósseo também pode ser classificado em tecido ósseo primário (ou imaturo) e secundário (maduro ou lamelar). Seu processo de formação ou histogênese se dá por dois processos: a ossificação intramembranosa e a ossificação endrocondral.
1- CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO
1.1- CÉLULAS OSTEOPROGENITORAS OU OSTEOGÊNICAS
As células osteoprogenitoras ou osteogênicas