Trauma abdominal
2007; 40 (4): 518-30, out./dez.
Simpósio: CIRURGIA DE URGÊNCIA E TRAUMA - 2ª Parte
C apítulo IV
ABORDAGEM GERAL TRAUMA ABDOMINAL
MANAGEMENT OF THE ABDOMINAL TRAUMA
Gerson Alves Pereira Júnior1, Wilson José Lovato2, Júlia Batista de Carvalho3, Marcos Fúlvio Vieira Horta4
1
Médico Assistente, Unidade de Emergência (UE), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (HCFMRPUSP). Docente, Emergências Médicas e Habilidades Cirúrgicas, Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).
2
Médico Assistente, UE - HCFMRP-USP. Docente. Semiologia Geral e do Adulto. Curso de Medicina– UNAERP. 3Médica residente de
Medicina Intensiva – UNAERP. 4Docente, Cirurgia Plástica, Curso de Medicina – UNAERP.
CORRESPONDÊNCIA: Dr. Gerson Alves Pereira Júnior. Rua Bernardino de Campos, 1000. Higienópolis. CEP 14030-150 Ribeirão Preto – SP e-mail: gersonapj@gmail.com
Pereira Júnior GA, Lovato WJ, Carvalho JB, Horta MFV. Abordagem geral trauma abdominal. Medicina (Ribeirão Preto) 2007; 40 (4): 518-30, out./dez.
RESUMO: O trauma abdominal é freqüentemente encontrado em situações de emergência. A falta de história adequada do mecanismo de trauma e a presença de lesões que podem ter dor irradiada para o abdome ou a alteração do estado mental, devido a trauma cranioencefálico ou intoxicação por drogas depressoras do sistema nervoso central, podem dificultar o diagnóstico e o tratamento do trauma abdominal. Os pacientes que são vítimas de trauma, freqüentemente, têm lesões intra e extra-abdominais associadas.
Este artigo de revisão irá discutir a abordagem geral do atendimento dos pacientes com traumas abdominais contusos e penetrantes, incluindo as opções de testes diagnósticos e as considerações acerca do tratamento inicial.
Descritores: Traumatismos Abdominais. Ferimentos Penetrantes. Ferimentos não Penetrantes. Avaliação. Tratamento.
1- INTRODUÇÃO
O traumatismo abdominal é responsável por