Trauma abdominal
Prevenção: A prevenção não se enquadra em todos ou quase a maioria dos casos, mas alguns podem ser prevenidos com medidas sócio-educativas.
Trauma Torácico: Os traumatismos torácicos são provocados, em sua maior freqüência, por acidentes de trânsitos e acidentes industriais. A gravidade dos traumatismos torácicos é indiretamente proporcional aos tipos de lesões associadas, que podem levar a morte ou dificultar o diagnóstico preciso de lesão traumática e, conseqüentemente, o tratamento adequado para o caso.
Um atendimento precipitado, ou conduzido sem a correta técnica adequada pode levar a morte, quando em vez disso , medidas terapêuticas com bases seguras seriam capazes de resguardar a vida e evitar complicações.
Um traumatizado de tórax poderá chegar até o socorro especializado em condições clínicas consideradas boas, se for atendido corretamente ou evoluirá rapidamente para a morte, muitas vezes por pequenos enganos que jamais serão descobertos. O acidentado deverá ser sempre considerado em estado grave mesmo que não apresente sinais clínicos aparentes. É prudente recomendar que se dedique à vitima de traumatismo torácico a máxima atenção possível, sob a observação permanente e bem orientada, ate que se possa entregá-lo ao socorro medico especializado.
Nos traumatismos fechados de tórax ou contusões torácicas não há ferimento superficial. Nos traumatismos abertos ou ferimentos torácicos, podem surgir complicações maiores. Eles são chamados de penetrantes quando atinge a pleura, o pericárdio ou o mediastino. De acordo com a localização do ferimento ele poderá ser chamado de torácico, cervico - torácico e torácico abdominal. As lesões anatômicas da caixa torácica e dos órgãos localizados em seu interior levam a alterações respiratórias e metabólicas acentuadas. A idade do