tecido osseo
O presente trabalho é sobre o tecido ósseo, mais concretamente a formação do tecido ósseo, as funções das células ósseas, os constituintes da Matriz ósseas e o que é ossificação e calcificação. É objetivo deste trabalho abranger o conhecimento sobre o referido tema, bem como saber quais os fatores que influenciam o metabolismo ósseo, seu desenvolvimento e sua classificação. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e alguns sites. Tecido ósseo
O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à prevenção de matriz óssea rica em sais minerais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade do osso.
Formação do Tecido Ósseo O tecido ósseo é formado ou por um processo chamado de ossificação intramenbranosa, que ocorre no interior de uma membrana conjuntiva, ou pelo processo de ossificação endocondral. Este ultimo se inicia sobre um molde cartilaginoso, que é destruído gradualmente e substituído por tecido ósseo formado a partir de células do conjuntivo adjacente.
Tanto na ossificação intramenbranosa como na endocronal, o primeiro tecido ósseo formado é o tipo primário. Este é pouco substituído por tecido secundário ou lamelar. Portanto, durante o crescimento dos ossos podem-se ver, lado a lado, áreas de tecido primário, áreas de reabsorção e áreas de tecido secundário. Uma combinação de formação e remoção de tecido ósseo persiste durante o crescimento do osso. Isto também acontece no adulto, embora em ritmo muito mais lento.
Funções das Células Ósseas
• COMPONENTES DOS OSSOS: O osso é formado por dois tipos distintos de componentes a Matéria Orgânica e a Matéria Mineral. A Matéria Orgânica é constituída por células especializadas, por colágeno e por uma substância essencialmente amorfa, os quais se dispõem de modo a formar uma espécie de estrutura semelhante aos ferros de uma