tecido osseo
Tecido Ósseo
Introdução
O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de Cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto presente em todos os vertebrados. O esqueleto proporciona apoio aos músculos esqueléticos, sustentação de tecidos moles, mobilidade, armazenamento e liberação de sais minerais na corrente sanguínea, produção das células do sangue, reserva de energia (triglicérides), assim como, tem também a função de proteção dos órgãos vitais do organismo.
No presente trabalho serão abordados os aspectos da estrutura óssea, suas principais funções e patogenias associadas ao tecido ósseo.
O esqueleto contem 99% do cálcio do organismo e funciona como uma reserva desse íon, cuja concentração no sangue, calcemia, deve ser mantida constante para o funcionamento normal do organismo.
Já o crescimento de um animal ocorre em perfeito sincronismo, isto é, o tecido ósseo desenvolve-se mais rápido que o tecido muscular, que por sua vez é mais rápido que o tecido adiposo. Para isso o tecido ósseo sofre adaptações constantes quanto a sua constituição, podendo estar hipertrofiado quando é mais exigido ou atrofiado quando em desuso.
O osso é constituído aproximadamente por 70% de minerais, 20% de matriz orgânica e cerca de 10% agua. A matriz mineral ou inorgânica é formada principalmente por Cálcio e Fosforo sendo esses responsáveis pelas propriedades de resistência e rigidez do osso, assim dão ao esqueleto a rigidez necessária para sustentar o nosso corpo. Esses minerais do osso são constantemente trocados com os constituintes do plasma.
MATRIZ ÓSSEA
Este tecido é composto por colágeno e material extracelular calcificado chamado de matriz óssea. Isto quer dizer que, toda célula óssea é cercada por uma substancia intersticial, uma substancia