Tecido osseo
SANTOS
2006
1. INTRODUÇÃO
O Trabalho apresentado a seguir tem como função primordial a complementação da carga horária na disciplina de Histologia. Para isso, foram fundamentados os principais aspectos dos seguintes temas: Tecido Ósseo e Ossificação, Tecidos Musculares, Histologia da Pele e Anexos, Histologia do Fígado e do Pâncreas, Histologia da Adenohipófise e da Tireóide.
2.TECIDO ÓSSEO
O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.
Além dessas funções, os ossos funcionam como depósito de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração desses importantes íons nos líquidos corporais.O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células são: os osteócitos, que se situam em cavidades ou lacunas no interior da matriz ; os osteobIastos, produtores da parte orgânica matriz; e os osteoclastos, células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, participando dos processos de remodelação dos ossos.Como não existe difusão de substâncias através da matriz calcificada do osso, a nutrição dos osteócitos depende de canalículos que existem na matriz. Esses canalículos possibilitam as trocas de moléculas e íons entre os capilares sanguíneos e os osteócitos. Todos os ossos são recobertos, tanto na superfície interna como na externa,