Tecido Ósseo
Sumário
Introdução_______________________________________________ 4
Tecido Ósseo____________________________________________ 5
A formação do Tecido Ósseo________________________________ 6
Células_________________________________________________ 7
Conclusão_______________________________________________ 9
Anexos_________________________________________________ 10
Referências______________________________________________11
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar informações reunidas sobre o Tecido Ósseo do corpo humano. Tipos de tecidos, detalhes sobre a sua formação, entre outras coisas.
Tecido Ósseo
O tecido ósseo é altamente rígido e resistente e suas funções estão relacionadas à sustentação e proteção de órgãos vitais do organismo. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, traduzindo suas contrações em movimentos, além de ser um depósito de cálcio, fosfato e mais alguns íons, liberando-os no organismo de forma controlada. Este tecido é formado por células e material extracelular calcificado, chamado de matriz óssea.
A formação do Tecido Ósseo
A ossificação (formação de tecido ósseo) pode se dar por dois processos: ossificação intramenbranosa e ossificação endocondral. No primeiro caso, o tecido ósseo surge aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, não cartilaginosa. Na ossificação endocondral, uma peça de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confecção de tecido ósseo. Nesse caso, a cartilagem é gradualmente destruída e substituída por tecido ósseo.
O crescimento ósseo depende de vários fatores, como:
- Hormônio de crescimento: é responsável pelo crescimento dos ossos;
- Calcitonina: produzida pela tireóide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos;
- Paratormônio: sintetizado pelas paratireóides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea;
- Hormônios sexuais: também estão envolvidos nesse